domingo, 2 de maio de 2010

Vocês conhecem os textos da Martha Medeiros?
É provável que alguns de vocês já tenham se deparado com algum deles por aí: a ótima Martha foi quem escreveu o livro que serviu como base para o igualmente ótimo filme "Divã". Quem teve a oportunidade de assistir, sabe que é um filme sensível, engraçado e cheio de situações cotidianas. A Martha sempre fala sobre coisas que poderiam acontecer com a gente, com nossos vizinhos, amigos ou família. Este texto, que vou transcrever aqui, fala das máscaras que a gente usa na vida e provoca uma reflexão bem interessante!

Não respondo teus e-mails, e quando respondo sou ríspido, distante, mantenho-me alheio: FAZ DE CONTA QUE EU TE ODEIO

Te encho de palavras carinhosas, não economizo elogios, me surpreendo de tanto afeto que consigo inventar, sou uma atriz, sou do ramo: FAZ DE CONTA QUE EU TE AMO.

Estou sempre olhando pro relógio, sempre enaltecendo os planos que eu tinha e que os outros boicotaram, sempre reclamando que os outros fazem tudo errado: FAZ DE CONTA QUE EU DOU CONTA DO RECADO.

Debocho de festas e de roupas glamurosas, não entendo como é que alguém consegue dormir tarde todas as noites, convidados permanentes para baladas na área vip do inferno: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO QUERO.

Choro ao assistir o telejornal, lamento a dor dos outros e passo noites em claro tentando entender corrupções, descasos, tudo o que demonstra o quanto foi desperdiçado meu voto:FAZ DE CONTA QUE EU ME IMPORTO.

Digo que perdôo, ofereço cafezinho, lembro dos bons momentos, digo que os ruins ficaram no passado, que já não lembro de nada, pessoas maduras sabem que toda mágoa é peso morto: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO SOFRO.

Cito Aristóteles e Platão, aplaudo ferros retorcidos em galerias de arte, leio poesia concreta, compro telas abstratas, fico fascinada com um arranjo techno para uma música clássica e assisto sem legenda o mais recente filme romeno: FAZ DE CONTA QUE EU ENTENDO.

Tenho todos os ingredientes para um sanduíche inesquecível, a porta da geladeira está lotada de imãs de tele-entrega, mantenho um bar razoavelmente abastecido, um pouco de sal e pimenta na despensa e o fogão tem oito anos mas parece zerinho: FAZ DE CONTA QUE EU COZINHO.

Bem-vindo à Disney, o mundo da fantasia, qual é o seu papel? Você pode ser um fantasma que atravessa paredes, ser anão ou ser gigante, um menino prodígio que decorou bem o texto, a criança ingênua que confiou na bruxa, uma sex symbol a espera do seu cowboy:FAZ DE CONTA QUE NÃO DÓI

9 comentários:

Rosa Magalhães disse...

Eu AMO Martha Medeiros!!! Me identifiquei demais com esse texto, pela mania que eu tenho de dizer que tudo está sempre bem... e nem sempre está.
Coisa de gente que adora sonhar. Coisa de gente que adora pensar que o dia de amanhã será sempre melhor!

Beijo doce pra você!

Rosa Magalhães disse...

...e somente hoje, seguindo você no Twitter, soube que também é de Teresina! kkkkkk

Voadora, eu.

Bjs.

Bia Magalhães disse...

Quando vi o post tão grande deu uma preguiça de ler...mas qndo li não condegui parar! Realmente tinha razão sobre a autora! E o filme é perfeito! Gostei daqui e obrigado pela visita no meu blog!!
Beijos ;*

Unknown disse...

q me desculpe martha, mas acho um pouco mediano esse texto.
e quem sou eu? não é mesmo?!...
bj, querido.

p.s.eu detesto aquela chatice toda de verdade.

Lana Veras disse...

a verdade é que pessoas assim são falsas. mostram uma coisa e sentem outra... o pior: quem é que não tem um pouco disso?? você? hum hum, acredito!!!

Unknown disse...

O mundo é um faz de conta... Beijo cunhado!

Fernandinha disse...

as pessoas mostram o que não são no seu intimo pra serem aceitas pelos outros... FAZ DE CONTA QUE EU NÃO SOU ASSIM

Esmalte Delírio disse...

nesse faz de conta a vida vai passando e deixamos de dar aquele grito em alguém, aquela palavra sincera quando realmente queremos, e dai, só vamos se sentindo vazios. bjo cunhada

Roza disse...

Vc é realmente fantástica Martha.
A vida é toda feita de faz de conta, inclusive, fazer de conta que somos felizes, num país de tanta desigualdade, corrupção e violência.